PMPF Facebook

Passo Fundo, 04/01/2016, 15:48

Programa atinge a marca de 1.060 mães cadastradas

Meu Bebê, Meu Tesou tem o objetivo de diminuir a mortalidade infantil no município

Promover atenção integral à saúde da mãe e do bebê até o primeiro ano de vida da criança, esta é a funcionalidade do Programa Meu Bebê Meu Tesouro, da Prefeitura de Passo Fundo, que está chegando ao número de 1.060 mães cadastradas e atendidas no município nestes três anos da gestão.

Nessa segunda-feira (04), o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, conversou com a gestante de número 1000 cadastrada no programa, Elis Andreia da Rosa Betiota. “Ficamos contente em saber dos resultados positivos do programa. Buscamos atingir um número maior na redução da mortalidade infantil, mas também, de proporcionar uma gestação tranquila e com todos cuidados necessários até o momento do parto e no primeiro ano de vida da criança”, disse Luciano.

Para a gestante Elis, de 40 anos, que está em seu quinto mês de gravidez do quarto filho, é importante receber as orientações que são repassadas no Meu Bebê, Meu Tesouro. “Mesmo tendo três filhos, é muito bom receber estes procedimentos, orientações e as facilidades que o programa proporciona. Fui muito bem recebida e estou sendo atendida conforme minhas necessidades”, explicou a gestante. 

Devido a idade e ter realizado três cesarianas dos partos anteriores, Elis recebe também  acompanhamento no Centro de Referência e Saúde da Mulher, além dos atendimentos do pré-natal na unidade de saúde do bairro São José, onde reside. “As gestantes podem e devem ser atendidas nas unidades de saúde do seu bairro, mas temos casos de acompanhamento especial e cuidados redobrados. Para isso, é essencial o atendimento especializado e detalhado que é realizado no Centro de Referência da Mulher”, ressaltou a secretária adjunta de Saúde, Eliana Bortolon.

O Programa Meu Bebê Meu Tesouro, da Prefeitura de Passo Fundo, já realizou desde a sua criação mais de 500 encontros de orientação, reduzindo significativamente a taxa de mortalidade infantil em Passo Fundo. Em 2014, o Meu Bebê, Meu Tesouro recebeu o Troféu Prêmio Gestor Público. 

A Secretaria Municipal de Saúde, coordenadora das atividades do programa, dará continuidade em 2016 das palestras e a entrega dos kits do programa para as mães cadastradas. 


Foto – Alex Borgmann 

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h